top of page
Foto do escritorEvelin Juditth

Meditação

Queridos irmãos,


Leitura da Carta de São Tiago 2,14-18 14

Meus irmãos: que adianta alguém dizer que tem fé, quando não a põe em prática? A fé seria então capaz de salvá-lo? 15 Imaginai que um irmão ou uma irmã não têm o que vestir e que lhes falta a comida de cada dia; 16 se então alguém de vós lhes disser: "Ide em paz, aquecei-vos", e: "Comei à vontade", sem lhes dar o necessário para o corpo, que adiantará isso? 17 Assim também a fé: se não se traduz em obras, por si só está morta. 18 Em compensação, alguém poderá dizer: "Tu tens a fé e eu tenho a prática!" Tu, mostra-me a tua fé sem as obras, que eu te mostrarei a minha fé pelas obras!

- Palavra do Senhor.


Apenas esta passagem seria necessária , para contradizer a doutrina protestante de que apenas a fé em Jesus Cristo basta para a salvação do homem.

Quanta infelicidade teve o então sacerdote Lutero ao concluir esta teoria e levar a muitos, até hoje,  ao erro.

A fé sem as obras não basta para a nossa salvação. Sim, sem Deus não somos capazes de amar, o que Lutero não compreendeu é que sim somos capazes amar, ao passo que nos deixamos conduzir pelo próprio Deus que habita dentro de cada um de nós e sustenta o nosso ser.

Ele deseja que o escutemos, nos convertamos e o obedeçamos, através de obras. Que obras? Todas as que o Próprio Jesus fez, e ainda maiores.

Enxergando a presença de Cristo nos pobres, nos sofridos e necessitados levemos a sua paz, o seu amor e as suas bençãos. Curando, expulsando demônios, exortando com a Palavra, saciando sua fome e sua sede.

Porém o Evangelho:

Evangelho (Mc 8,27-35)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Eu de nada me glorio, a não ser da cruz de Cristo; vejo o mundo em cruz pregado e para o mundo em cruz me avisto.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 27 Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: "Quem dizem os homens que eu sou?" 28 Eles responderam: "Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas". 29 Então ele perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" Pedro respondeu: "Tu és o Messias". 30 Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. 31 Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei; devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. 32 Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. 33 Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: "Vai para longe de mim, Satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens". 34 Então chamou a multidão com seus discípulos e disse: "Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 35 Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la".

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Nos leva a compreender que além da fé precisar ser comprovada com as obras. É necessário passar pela cruz!

Após perceber Cristo , nos irmãos necessitados, na Eucaristia, nos sacramentos, e crer na sua presença, é preciso assumir a cruz e realizar as obras de caridade que Ele nos ensina. Mesmo que isso nos custe a nossa vida. É preciso dar um passo além, no sobrenatural. E isso é fé.

Veja, há apenas uma Verdade! Cristo mesmo disse: “Eu sou a Verdade, o Caminho e a Vida”.

Em um mundo onde a Verdade está tão relativizada. Até mesmo dentro do meio cristão. Precisamos estar firmes na fé e ancorados na única Verdade que é Cristo. E na única Igreja que Ele fundou, a de 2000 mil anos, desde o dia de Pentecostes. Enviando ao mundo o Espírito Santo Paráclito. Àqueles que de algumas saíram da rota, que retornem de volta ao lar. Se Cristo é a Verdade, Ele não pode estar divido.

Que o Espírito Santo nos explique estas palavras.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page